quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O FOCO CONTROLA A VIDA

Tudo na vida é uma questão de foco.

Não há ninguém na Terra que não tenha benefícios e malefícios advindos da capacidade que temos de nos concentrar em alguma coisa.

A capacidade de concentração inerente ao ser humano tem sido alvo de inúmeros estudos e conclusões dos mais diversificados segmentos científicos, filosóficos e religiosos, cada um com suas conclusões distintas; existem, porém, alguns pontos convergentes que acho que vale a pena refletir:

Foco pode ser bom na mesma medida em que pode ser ruim.

Quando concentramos nossas energias em uma coisa, direcionando nosso foco para isto, perdemos a visão de outros ângulos. Tudo o mais que fica fora do foco perde a importância e a visibilidade podendo até mesmo desaparecer de nossas vidas mesmo que ainda esteja lá.

O foco me faz enxergar muito mais detalhadamente o objeto de minha concentração me proporcionando a oportunidade de enxergar coisas que não poderia ver de outro modo; porém, este mesmo foco vai tirar a minha atenção de qualquer outra coisa que esteja ao meu redor.


Ao mesmo tempo, quando não temos foco real em coisa, alguma perdemos a oportunidade de viver profundamente qualquer experiência nos transformando em pessoas superficiais e com uma consciência rasa.

Também o foco em excesso pode se transformar em uma obsessão, o que não é nada saudável. A falta de foco, por outro lado, pode nos fazer andar sem destino, sem referência, o que nos deixará perdidos na vida.


O FOCO CONTROLA A NOSSA VIDA.

Nosso foco presente determina nossos sentimentos presentes.

Se estivermos concentrados em coisas negativas, fatalmente, teremos sentimentos negativos e seremos impedidos por nosso próprio foco de enxergar as coisas positivas da vida e, até mesmo, de enxergarmos alguma solução positiva para nossa situação negativa.

Para mudar nossa vida e nossos sentimentos presentes devemos nos concentrar em mudar nosso foco.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma, antes tornais conhecidas as vossas petições diante de Deus por meio da oração e suplicas com ações de graças; e a paz que excede todo o entendimento guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6.

Paulo, o apÓstolo, está tratando de foco.

Se estivermos ansiosos por qualquer coisa, certamente, isso significa que estamos colocando esta "qualquer coisa" em um lugar de destaque na nossa vida, de tal forma que passa a influenciar nossos sentimentos e controlar nossa vida.

Paulo nos convida a mudar o foco e olhar para aquele que é poderoso para fazer qualquer coisa e nos trazer paz.

Este texto não promete que o que você pedir nessa oração vai receber, mas o texto afirma que se mudar o foco daquilo que O deixa ansioso para Deus, contando a Ele as razões de sua ansiedade, você receberá paz sobrenatural, de modo que nem mesmo poderá entender a razão de estar sentindo tanta paz, mesmo em meio a situações onde não há paz.

Sim! A mudança de foco muda também os sentimentos.

E, conseqüentemente, mudará nossas vidas.


Precisamos sempre de algo para focalizar.

Precisamos sempre de uma referência.


Mas, acho que aqui nesse planeta não há qualquer coisa que seja estável o suficiente para que possamos nortear a nossa vida. Sempre andaremos ansiosos enquanto focalizarmos em coisas temporais que têm começo meio e fim. Que hoje existem e amanhã já não existem mais.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17

Isso é que é constância!

Que tal começarmos a tirar o foco das coisas que vão passar e a concentrar nossas energias nAquele que é desde sempre e para sempre?

Enquanto Pedro estava com seu foco concentrado em Jesus, pôde andar por sobre as águas; até o momento em que perdeu o foco e passou a enxergar as ondas e o vento. Perdeu o foco no que lhe trazia paz e focalizou o que lhe trouxe medo e começou a afundar... Mas, a graça de Deus o salvou de si mesmo e, também, não nos deixará órfãos.

Faça uma varredura na sua vida e nas suas emoções e veja no que você está concentrado hoje. Observe seus sentimentos e, quando encontrar aqueles que são ruins, procure saber o que você está focalizando que está trazendo estes sentimentos.

Seu foco presente determina seus sentimentos presentes.

Seu foco controla sua vida.

Concentre suas energias no que realmente vale a pena.

O Reino dos céus é assim: a semelhança de um homem colecionador de pérolas que encontrou uma pérola de grande valor; então, foi vendeu tudo o que tinha e comprou aquela pérola.

(Mateus 13:45-46)

PAZ!

Giordano Assunção
giordano@compromissokandeya.com

Nenhum comentário: